ANA CASTILHO





Dia 11 de Junho
14:00, Jardim Publico
Criação de uma Mandala de grande dimensão

Dia 12 de Junho
10:30, Casa da Cultura 
Criação de Mandalas Naturais

Para este Encontro; 
No Sábado, proponho-me fazer uma Mandala de grande dimensão, como um movimento de celebração e louvor à diversidade das Sementes, que conjugadas com outros elementos naturais nos relembrem a importância de cuidar e amar a nossa Terra.
Mandala essa cujo coração centro farei, e que será depois concluída com a colaboração de todos os que se quiserem juntar.

No Domingo, será a altura que irei orientar a Criação de Mandalas Naturais : Encontro com o  Eu Criador e da Natureza, através das Mandalas, este é um momento de criatividade para todas as idades

  

O meu primeiro contacto com Mandalas Naturais foi em 2010, e foi amor à primeira vista.
  Vivendo na belíssima Serra da Arrábida, tendo já passado por várias artes, e sendo uma amante da natureza desde sempre, isso soou logo como uma excelente ligação: fazer arte na e com a Natureza.

  E assim comecei a fazer as Mandal'ana's, a maior parte no meu próprio espaço, e depois também em outros jardins e bosques, em qualquer lado.
  O que começou devagar, depressa se tornou uma profunda paixão, que tomou cada vez mais tempo e mais espaço na minha vida e no meu coração. 
São a minha meditação, e meus momentos de dizer: 
'Gratidão Mãe Terra, por toda a tua Beleza, e pelo teu Amor por todos os Seres.'


  Todo e qualquer elemento natural é passível de integrar uma mandala: flores, pétalas, folhas, pequenos troncos, pedras, bagas, penas, sementes, conchas. 

Tudo, na sua diversidade de formas, cores, tamanhos, texturas, cheiros, são materiais fascinantes para trabalhar. Agradecendo sempre a todos os materiais por me permitirem expressar o meu Amor na minha Arte de co.criação de momentos e movimentos de beleza efémera.

 E às vezes, em celebrações especiais, até me incluo a mim própria, em maiores Mandal'ana's.
  Cada mandala tem a sua energia dirigida ao Cosmos, e essa energia vai e volta à Terra, aumentada. 
As mandalas são deixadas no local, e a natureza recupera os materiais.
  Faço embelezamento de espaços e eventos, interiores ou exteriores, e já participei em Festivais Alternativos com as minhas Mandal'ana's. 
  Também facilito encontros com e Eu Interior Profundo e Criador e a Natureza, através das mandalas, no meu espaço 'Terra Vermelha', perto de Azeitão. E levo essa mesma mensagem, aonde quer que me seja solicitado ou proporcionado.


 Encorajo toda a gente a ir para a Natureza e começar a fazer as suas próprias mandalas, libertando o ser criativo que todos têm em si.   
  É uma terapia maravilhosa, pois permite a conexão entre o Eu Profundo e a Natureza, o que é sempre benéfico e sanador. É óptimo para meditar e exercitar o viver no momento presente e o desapego.

  Pelo feedback recebido, sei que as Mandal'ana's levam a beleza e a paz a muitas pessoas. Gostaria de conseguir ir mais além, e também acordar nelas a urgência de preservar toda a biodiversidade que ainda existe mas periga de desaparecer, e que é tão preciosa, é parte da herança generosa que nos foi legada neste planeta.
  Todos somos importantes neste processo, e precisamos de diminuir a distância a que nos colocámos da natureza. Não é ' nós e ela' como entidades distintas, nós somos natureza também !
  Precisamos de sentir e viver os ciclos da Terra, e agir com respeito por todos os seres.
  Só assim viver faz sentido para mim.



Ana Castilho





Se desejar contactar a Artista aqui fica o seu email
Se desejar conhecer um pouco mais do seu trabalho poderá visitar a sua página de facebook




A Mandala, símbolo deste encontro é uma obra de Ana Castilho