Árvores de Fruto - Visão Holística

Árvores de Fruto - Visão Holística




As árvores não existem enquanto elemento único. Existem florestas, existem pomares, existem comunidades baseadas numa árvore, mas não árvores isoladas dos restantes seres.

Tudo na natureza funciona como comunidades. As árvores funcionam em comunhão com organismos visíveis e invisíveis, no solo, na camada orgânica que o reveste, à superfície das suas folhas e flores, ou no seu interior. Uma planta comunica, directa ou indirectamente, com seres de todos os restantes reinos dos seres vivos: monera (bactérias), protista (protozoários), fungi (fungos), plantae e animalia. Esta comunicação é feita sobretudo através do solo, embora também ocorra parcialmente nas partes aéreas da planta.
No solo, a planta pode associar-se a bactérias e a fungos benéficos e, por exemplo através destes, trocar substâncias químicas com outras plantas. Beneficia dos elementos minerais fornecidos pela rede de vida do solo e pode absorver antibióticos, enzimas e hormonas sintetizadas pelos organismos microscópicos aí existentes. É este o sistema imunitário das plantas, é aqui que se baseia a sua saúde. O solo funciona como o intestino das plantas, e os organismos que aí residem funcionam como o microbioma intestinal no ser humano. Da mesma forma, a raiz das plantas equipara-se ao nosso cérebro, sintetizando inúmeros compostos essenciais ao bom funcionamento de todo o sistema-planta. As plantas não são seres passivos. Há muitos estudos científicos que evidenciam que as plantas segregam determinados compostos químicos especificamente para atrair os organismos que desejam, ou seja, elas escolhem.



Nesta oficina iremos falar de árvores de fruto, de relações entre estas e outras plantas, entre plantas e organismos de outros reinos e das relações entre os diversos organismos entre si, e iremos falar do papel fundamental do solo.

Teremos diversas fruteiras e outras plantas em vaso e conjugaremos possibilidades de interação entre elas, com a finalidade de criar relações saudáveis e positivas num pomar ou simplesmente numa árvore. Vários tipos de interações são benéficos, por múltiplos motivos, quer ao nível da comunidade microscópica que se estabelece no solo, quer ao nível do ecossistema aéreo. Falaremos de saúde e de problemas comuns, do solo e das plantas. Discutiremos as questões de pragas e doenças, e dos desequilíbrios nutricionais que muitas vezes os provocam, e soluções a aplicar.

No nosso projecto "Dias Nas Árvores" temos instalado 5,65 ha de um pomar de produção de diversas espécies e variedades de fruta, em agricultura biológica agroecológica. O solo onde as árvores foram plantadas, muito pobre e desestruturado tem vindo a ser recuperado através das práticas de gestão por nós adoptadas.





http://dias-nas-arvores.blogspot.pt/


https://web.facebook.com/diasnas.arvores.7