monte da amOrada





PARA ESTE ENCONTRO IREMOS TRAZER 
À FLOR DA TERRA,
 um percurso onde a Dança enlaça as Palavras e lança a Semente



monte da amOrada intervenção Cultural e Artística na comunidade
Com recurso às linguagens da Dança/Teatro/ Música/Artes Plásticas/Audiovisuais(…) pretende evidenciar valores culturais/históricos; revitalizar o património humano;  proporcionar experiências estéticas e promover a partilha de conhecimento; desenvolver residências artísticas e de investigação, workshops, ateliers, percursos históricos, exposições (entre outros) 

Este projecto iniciou em Maio de 2015 com Romarias de Histórias, ideia cujo foco incide em episódios de vida, pensamento, memórias das pessoas da aldeia de Brotas / Concelho de Mora. 
A 1ªRomaria, "Histórias Costuradas", teve como ponto de partida detalhes da vida de Aliete, costureira de profissão; 
a 2ªRomaria (Julho 2015), "Histórias em Água", percurso coreografado entre a fonte e o lavadouro da Aldeia, foi inspirado na sua lavadeira mais antiga, Camila.. 
A 3ª Romaria de Histórias, "Histórias Cozinhadas no Poço" (Março de 2016), recorreu à experiência e a episódios de vida dos dois anfitriões do restaurante O Poço, Vitória e José Vinagre. O espaço performativo da peça foi o próprio restaurante da família. 
A 4ª Romaria, "Guardador de Rebanhos" (Maio de 2016), terá como espaço cénico campos de pastagem do rebanho e desenvolve-se em torno de alguns pensamentos do pastor José Galiza na relação com o  poeta Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pessoa)

Outras Romarias se seguirão com o objectivo maior de protagonizar a comunidade numa Romaria que reúna todas as vivências anteriores.
Prevêem-se outras iniciativas: Percursos performativos Megalíticos, Percursos performativos a Lugares Históricos e de Culto (Igreja de N.S. de Brotas, p.e), festivais de Música e Dança, mercados de rua, exposições (Land Art, Fotografia, Pintura…) 






associação monte da amOrada
intervenção cultural e artística na comunidade